Como diminuir alterações que o cliente pede no Design

Como diminuir alterações que o cliente pede no Design Não existe coisa mais irritante e chata do que ter que fazer alterações que o cliente pediu. Eu vou te mostrar algumas técnicas que aprendi ao longo de 12 anos de…

Como diminuir alterações que o cliente pede no Design

Não existe coisa mais irritante e chata do que ter que fazer alterações que o cliente pediu.

Eu vou te mostrar algumas técnicas que aprendi ao longo de 12 anos de carreira.

Sou j1711, bem-vindo ao Quadrante 28 alfa.

A nossa resistência está cada vez maior, se quiser fazer parte também já se inscreve e comenta aí. Ha quanto tempo você trabalha com Design.

Atualmente, eu raramente faço alterações, hoje é muito difícil um cliente pedir uma alteração, ele pede apenas correções.

Precisamo separar alteração de correção. Correção é quando tem algo errado, um texto escrito errado, um preço, uma cor fora de tom, alguma informação técnica, uma imagem, etc.

Já Alteração é quando não está do gosto do cliente, aí é necessário alterar ou refazer o material, fazer diferente.

Você precisa entender que se o seu cliente pediu alteração é porque as expectativas dele não foram superadas. Ou seja, o que você entregou ficou abaixo daquilo que ele tava esperando.

Um cliente satisfeito compra mais e traz mais clientes. Pense nisso antes das dicas que vou te dar aqui.

Existem algumas técnicas para diminuir ou até eliminar totalmente as alterações que aprendi e desenvolvi ao longo de 12 anos.

Melhorar o briefing

O briefing é a parte mais importante de todo processo criativo, porque se ele for feito de forma incoerente, o seu trabalho todo fica fora de contexto, ou seja, transmite a mensagem errada.

É como mandar uma mensagem no Whats da pessoa errada, a pessoa recebe, mas não entende, porque não é para ela.

Essa é sempre a primeira opção que penso quando um cliente começa a pedir alterações, reveja seu modelo de briefing. Analise e se pergunte se ele está sendo efetivo.

Se perceber que seu modelo de briefing não está tão bom, melhore e dependendo do caso, faça outra reunião com o cliente.

Às vezes ele não entendeu a importância ou como responder. Fale com ele.

Seu cliente não é um monstro, é uma pessoa, é seu amigo, seja profissional, mas isso não significa ter medo de falar com ele.

Aumentar sua autoridade

Quando seu cliente percebe que você sabe o que ta fazendo e, porque fez aquilo, ele não te questiona.

Se você mostra para ele o porque colocou uma cor, uma imagem ou um texto naquele lugar com argumentos verdadeiros, ELE NÃO VAI, QUESTIONAR. Acredite.

Quando ele pedir uma alteração, pergunte porque ele quer que altere, porque ele não gostou daquilo, coisas assim. Na maioria das vezes ele não sabe responder e percebe que não faz sentido alterar.

Se você tem pouco conhecimento para fazer isso, se inscreve aí.

Que eu to trazendo muito conteúdo para te ajudar e ESTUDE, LEIA e APRENDA.

Aumente seu conhecimento e com isso sua autoridade também aumentará.

Não criar novas opções

Quando seu cliente pedir uma alteração, faça exatamente o que ele pediu, nem mais, nem menos, exatamente como ele pediu.

UMA DICA. Salve a versão anterior porque na maioria das vezes ele perceberá que o que ele pediu não faz sentido. Ou ficou feio e vai pedir para voltar a versão anterior.

Se você criar uma opção nova, tudo aquilo que ele avaliou antes, não existe mais, será avaliado de novo e mais alterações virão.

Mas isso se estiver na quantidade de alterações contratadas.

Jamais, vou repetir, JAMAIS, diga que o cliente tem alterações ilimitadas, se disser isso, acredite, você está FUDIDO!

Limite a quantidade de alterações porque se o cliente exceder esse limite ele sabe que você cobrará.

Quantas alterações você da para o seu cliente? Comenta aqui embaixo.

Cobrar por alteração

Se ele concordou com isso e assinou o contrato, não vai fingir que não sabe, se ele fizer isso, ai você precisará usar a última técnica que vou mostrar.

Agora imagina comprar um tênis pela internet, o tênis chega e quando você prova, fica apertado, você precisa trocar, mas para fazer isso, terá que pagar pela troca.

Você terá 2 opções, pagar para trocar ou ficar com um tênis que não serve para você.

É um exemplo exagerado, mas é assim que funciona. Se seu cliente sabe que vai ter que pagar, sentirá no bolso e a quantidade de alterações vai começar a pesar.

E pensará muito bem nas alterações que vai pedir.

Essa opção é válida desde que tenha colocado no contrato ou deixado isso claro antes de começar.

Essas duas últimas técnicas são usadas em últimos casos, em casos extremos e com alguns tipos de clientes. Que você deve evitar que falo no post que vou deixar aqui!

Não fazer alterações na hora

se o seu cliente pede alteração, não estou falando de correção, NÃO ENVIE NA HORA!

Se fizer isso, ele vai pedir uma atrás da outra.

Porque ele sabe que pode fazer testes e ver como vai ficar opções que ele nem sabe se são boas e que não faz, nem sentido.

Demore um pouco, meio período, um dia, quando eu não tinha experiência e não sabia como lidar com esse tipo de situação.

Cheguei a demorar meses para enviar uma nova opção. Eu já não estava feliz, nem o cliente. Aquele trabalho começou a me deixar mal e foi aí que desenvolvi a última técnica que é simples.

Devolver o dinheiro e demitir o cliente

Sim, você pode fazer isso. Você é um profissional de alta performance e precisa ser tratado como tal.

Se o seu cliente não te respeita e faz de você o menino ou menina lá do design. Demita esse cliente!

Se você sentir que esse job é improdutivo, que o cliente não te respeita e que ele não gosta de nada que você faz. Devolva o dinheiro e o demita!

Isso é um relacionamento como qualquer outro, se ele não gosta de nada do que você faz e você não gosta de como ele te trata. Esse relacionamento é tóxico e precisa acabar.

Seu trabalho precisa ser prazeroso e precisa trazer retorno tanto para você quanto para o seu cliente.

Seremos a maior resistência de criativos do mundo, se você ainda está de fora, se inscreve aí!  E compartilha esse video com outros criativos que conhece.

Sou, J1711 e esse é o Quadrante 28 alfa.

Compartilhe

Veja mais, é de graça!

Mais Lidos