Série fundamentos básicos do design, Ideia / 01

Ideia e composição Uma ótima ideia representada fracamente, não passa de um desenho sem expressão e não impacta o público. Sou J1711, bem-vindo ao Quadrante 28 alfa. Esse é o primeiro de 5 post da série: Fundamentos do design e…

Ideia e composição

Uma ótima ideia representada fracamente, não passa de um desenho sem expressão e não impacta o público.

Sou J1711, bem-vindo ao Quadrante 28 alfa.

Esse é o primeiro de 5 post da série:

Fundamentos do design e esse post se trata da concepção de uma ideia e da composição dessa ideia no design.

Se não quiser perder os próximos vídeos da série já se inscreve aí.

Não basta ter uma ótima ideia se você não sabe colocar isso em prática. Você pode ter um design fantástico que não representa nada!

Também pode ter um design feio com muito significado, mas que não expressa coisa nenhuma.

Vou te apresentar etapas fundamentais de profissionais de alta performance. Que você pode usar para transformar uma ideia em uma criação excepcional!

E começar a pensar diferente antes de começar a criar e a primeira delas é o…

Briefing

você já deve ter ouvido falar sobre isso, se não ouviu, você ta perdendo a etapa mais importante de qualquer trabalho criativo.

O briefing se trata de coletar informações importantíssimas sobre onde seu cliente quer chegar.

Com esse projeto, qual é o objetivo, qual o público alvo, em quais mídias será veiculado. O material entre outras informações de extremo valor.

O briefing é como uma lista de compra, se você vai ao mercado sem ela, sem saber o que precisa comprar.

Vai gastar mais tempo, vai ficar andando em círculos e vai acabar gastando mais do que deveria. Você sabe como fazer um briefing?

Para você qual é a informação mais importante do briefing? Me responde aqui nos comentários.

Com o briefing em mãos passamos para o…

Processo criativo

Você não precisa ser o gênio do Aladim, o Shenlong do Dragon Ball nem a Tinkles da Summer, para ser um criativo.

Tudo o que você precisa é de um processo! O processo criativo nada mais é do que um checklist.

Etapas que você precisa seguir para colocar sua ideia em prática e tirar do papel.

Uma dica para começar esse processo é: anota todas as ideias que tiver, todas, sem avaliar se são boas ou não, apenas as anote.

Por que se você começar a avaliar essas ideias assim que elas surgirem na sua cabeça.

Vai ter os que chamam de bloqueio criativo, eu não acredito mais nesse bloqueio. Porque encontrei formas disso não me afetar, se quiser dicas de como acabar com esse bloqueio, o link ta aqui.

Cada criativo tem seu próprio processo de criação. Se você ainda não tem, precisa criar um que se encaixe com seu perfil de trabalho.

Esse processo agiliza e facilita muito a criação. Usando ainda a metáfora da lista de compra, o processo criativo é como você vai se organizar para andar pelos corredores do mercado para comprar o que ta na lista.

Sem isso você pode acabar passando pelo mesmo corredor mais de uma vez. Após criado esse processo passamos para a…

Composição

É aqui que tudo começa a ganhar forma, cara e personalidade, é aqui que você vai fazer o público alvo se emocionar.

Ficar com raiva, se sentir poderoso, triste, encantado, vai fazer ele amar o produto ou não passar nem perto. É a harmonia da composição que vai prender atenção do target.

A composição é como um banquete que você vai dar para várias pessoas usando tudo aquilo que você comprou no mercado que estava na lista. A forma como vai criar essa composição é a forma como cozinharia esse banquete.

Na composição existem algumas coisas que ajudam você a dar mais expressão e mais significado para peça, como…

Regra dos terços

Tem um post bem básico e simples aqui explicando sobre como usar a regra dos terços. Ela vai ajudar a priorizar informações, guiar o espectador e dar mais harmonia para peça, também temos o…

Contraste

Tem vários tipos de contraste, como contraste de tamanho: o que for maior vai ser visto primeiro!

Contraste de espaço: o que estiver em uma área com espaço maior vai se destacar!

Contraste de cor: cores mais quentes são vistas primeiro, cores mais frias depois!

E contraste de tipografia: uma fonte em negrito tem mais destaque e mais peso que uma fonte fina.

Você vai usar o contraste sempre que quiser destacar informações que são mais relevantes ou importantes. É o contraste que chamará atenção do espectador e fazer ele querer ver, ler ou ouvir a peça, também temos a…

Margem

Ela deve ser definida conforme o tipo de material que será criado.

Também com a mensagem que você vai transmitir. Olha só a importância do briefing.

Algumas peças precisam de mais margem do que outras, tudo vai depender da mídia em que vai ser veiculada. Aqui não tem muito segredo, mas é importante que você de atenção a isso para não perder informações.

Tipografia

O segundo post dessa série é dedicado especialmente a tipografia.

É ela que vai definir o clima da peça, se é mais delicada, gritante, agressiva, séria. A forma como vai combinar as fontes pode ser um convite para leitura ou não.

Só tome cuidado para não deixar tudo sem graça e sem emoção ou mais confuso que um discurso da Dilma.

Cores

O terceiro video da série é dedicado e é só sobre cores!

Se inscreve no nosso, cana para não perder nem um vídeo.

Escolher as cores pode ser um trabalho não muito fácil e nem tão simples. Deve ser feito com muito cuidado, já que as cores estão ligadas diretamente as nossas sensações.

Se fizer isso de forma incoerente, pode ser desastroso e acabar transmitindo uma mensagem totalmente contraria ao que você queria.

O seu design precisa expressar o significado que você definiu, se não ele perde a força e se torna água morna que não ferve, nem refresca.

Uma ótima ideia sem expressão, não impacta o ninguém. Tenha uma ideia e faz ela gritar, chorar, explodir, brilhar, ser vista e impactar.

Manda esse vídeo para quela pessoa que você acabou de lembrar que precisa ver.

Sou J1711 e esse é o Quadrante 28 alfa.

 

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