Top 5 livros que todo Designer Gráfico deveria ler

Top 5 livros que todo Designer Gráfico deveria ler Esse é o top 5 livros que todo designer deveria ler, independente se é iniciante ou não, mas principalmente se for iniciante. Eu não vou falar só quais livros, vou falar…

Top 5 livros que todo Designer Gráfico deveria ler

Esse é o top 5 livros que todo designer deveria ler, independente se é iniciante ou não, mas principalmente se for iniciante.

Eu não vou falar só quais livros, vou falar também o porquê você deve lê-los mesmo sendo profissional (se você ainda não leu, claro).

Se você não tem o habito de ler, você ta MUITO em desvantagem.

Sou J1711, seja bem-vindo ao Quadrante 28 alfa, a maior resistência de criativos do mundo.

5. Fundamentos gráficos para um design consciente

Nesse livro você vai aprender muita coisa interessante, começando pela palavra design da forma correta. Já fica aqui uma dica, nenhum profissional usa DZN, ok?

Mas você vai aprender uma base sobre vários aspectos importantes do design, como composição, proporção áurea, movimentos artísticos…

Tem um capítulo inteiro sobre tipografia, inclusive tem um post aqui sobre tipografia que eu usei esse capitulo como base para escrever sobre isso, vai la ver.

Tem outro capítulo sobre cores, tem muita coisa interessante, é sobre conceitos básicos das cores. Nada sobre combinação ou coisa do tipo, mas é muito interessante.

Também tem um capítulo sobre produção gráfica. E o último sobre prática profissional onde fala sobre proposta, orçamento e outras coisas interessantes.

Todo designer deveria ler esse livro pelo simples fato de conter detalhes técnicos e teorias que são simplesmente indispensáveis na criação do design.

Inclusive tem muitos veteranos por aí que esquecem desses detalhes e perdem qualidade no material por causa disso.

Ah! E aqui tem conteúdo toda semana sobre design, vendas e mentalidade e agora vou trazer ainda mais conteúdo para te ajudar. Se não quiser perder nada, se inscreve no canal e ativa as notificações.

4. A Psicologia das cores

Você achou que esse livro ia ficar de fora?

Todo mundo já falou sobre esse livro e não é para menos. Ele simplesmente fala sobre a forma como as cores são interpretadas pelo ser humano e afetam as emoções.

Só precisa ter cuidado porque não existe uma verdade absoluta sobre isso.

As cores podem ser interpretadas de várias formas, de acordo com as experiências de vida de cada pessoa, a personalidade, entre várias outras variáveis.

Mas da para ter uma noção fantástica sobre a psicologia das cores.

Infelizmente vendi o meu, dói meu coração de lembrar que eu fiz isso com vários livros quando eu me mudei.

Esse livro tem vários exemplos de combinações de cores e fala sobre os sentimentos que as cores ou as combinações podem transmitir, além disso, tem a história de cada cor.

Tem muito mais do que isso, mas eu não lembro de tudo.

Da mesma forma, todo designer deveria ler esse livro para aprender a combinar cores da forma mais coerente possível e transmitir emoções corretas através delas.

São as cores que vão chamar e prender atenção do cliente, se fizer isso de forma errada, pode transmitir uma mensagem contraria.

3. Pensar com tipos

Esse livro é indispensável e é por isso que ta no top 5, porque se não, qual seria a utilidade dessa lista.

Nele você aprende sobre como usar a tipografia da forma correta, também aprende aspectos importantes da tipografia com exemplos e exercícios.

Ele tem muita história, muito conceito, muita teoria e sem dúvida muito conteúdo de valor.

Se você quer ser um designer profissional, precisa aprender sobre tipografia também, quanto mais conhecimento técnico e teórico tiver, mais argumentos pode usar quando falar com o cliente.

A tipografia é tão importante quanto as cores, ela transmite informações de forma direta, enquanto as cores transmitem de forma indireta.

Porque todo designer deveria ler esse livro? Pelo simples fato de ter mais conhecimento sobre tipografias e não simplesmente jogar uma fonte la achando que ficou bom.

Um bom profissional sabe o que fazer, mas um excelente profissional sabe porque fez.

Tem muito designer veterano por aí que eu vejo copiando conceito de designers gringos e falando que criou uma nova identidade visual.

2. Criar Grids

Eu já falei sobre aleatoriedade aqui, se você não lembra ou não sabe o que é isso, veja esse link aqui.

Esse foi um dos primeiros livros sobre design que li e me arrependo até hoje de ter vendido o meu.

Não é só um livro, é também um guia que você pode consultar sempre que tiver alguma dúvida ou com poucas ideias de grid.

Esse livro vai te ajudar a entender os grids, o que são e como criar. Tem muita informação técnica, teoria e prática.

Ele mostra como organizar o conteúdo de forma simples e eficaz usando grids adequados. E vai ajudar você a entender melhor sobre as margens, você precisa colocar margem adequada no design.

Você já leu esse livro, quem ai já leu esse livro? Comenta aí. Vou comprar esse livro de novo, to com saudade do meu.

Inclusive tem aula específica sobre grids no meu curso designer profissional do zero, o link está aí. Cadastra o seu e-mail para ser notificado quando ele for lançado, se eu já lancei ele, é só clicar no link da mesma forma.

Esse é um livro que precisa ser lido e relido sempre.

“Ah! mas eu já li e já sei criar grids, não preciso ler de novo”.

Precisa, sabe porquê? Porque conforme o tempo vai passando, vamos adquirindo mais conhecimento e pelo simples fato de acharmos as coisas simples e básicas, esquecemos.

E tem outro lado, o excesso de conhecimento sem humildade, cega.

Então não só você e uma tonelada de designers por aí, mas eu também preciso reler esse livro.

Só de dar uma passada de olhos pelo livro, você lembra de coisas que já tinha deixado de usar.

E por fim e tão importante quanto os outros.

1. Viver de design

Também um dos primeiros livros que eu li e também vendi o meu, falando nisso…

Acredita que eu lembrei agora o real motivo pelo qual eu vendi vários livros de design? Porque eu tinha decidido deixar o design, acredita nisso?

Se quiser que eu conte essa historia, comenta aí.

Mas esse livro vai te ensinar muita coisa interessante sobre como ser um designer freelancer, como cobrar, modelo de contrato (se não me engano). Entre outros detalhes importantes para você viver de design.

O conteúdo desse livro não é aprofundado, é bem superficial em alguns aspectos, mas para quem ta começando vale muito a pena ler.

Por que eu coloquei esse no topo da lista do top 5? Porque antes de você começar a estudar sobre como criar design, deveria aprender como viver disso. Ou pelo menos conhecer como funciona a área, para ver se vale a pena ou não começar.

Porque imagina que você aprende sobre tipografia, cores, grids, fundamentos básicos e tudo mais, você já está inserido no mercado.

E só depois vai aprender como viver de design ou procurar saber se vale a pena ou não entrar nessa área.

É a mesma coisa que aprender mecânica, montar e desmontar um carro inteiro para depois descobrir que não gosta de carros.

Então se você ta começando agora, vale muito a pena ler esse livro. Mas não se prenda a ele, tem conteúdo aqui que é muito mais aprofundado do que algumas coisas nesse livro.

Quer que eu traga uma parte 2? Comenta aí #parte2

Manda esse post para mais amigos designers e nesses grupos que você faz parte.

Ajude nossa resistência comprando livros ou qualquer outra coisa pela Amazon, nesse link aqui.

Sou J1711 e esse é o nosso Quadrante 28 alfa.

Compartilhe

Veja mais, é de graça!

Mais Lidos