Serie fundamentos básicos do Design Tipografia

Tipografia no Design Gráfico Você sabe de onde surgiu o termo caixa alta para letras maiúsculas e caixa baixa para minusculas? Vai descobrir agora! Sou J1711, bem-vindo ao Quadrante 28 alfa. Se inscreve aí para fazer parte da maior resistência…

Tipografia no Design Gráfico

Você sabe de onde surgiu o termo caixa alta para letras maiúsculas e caixa baixa para minusculas? Vai descobrir agora!

Sou J1711, bem-vindo ao Quadrante 28 alfa.

Se inscreve aí para fazer parte da maior resistência de criativos DO MUNDO.

Esse é o segundo video da série fundamentos básicos do design e falaremos sobre a tipografia e sua construção.

Se você não viu o primeiro post, deixo um aqui.

Depois que ver esse post vai entender porque algumas fontes que você encontra na internet são tão boas e outras tão ruins. Umas são gratuitas e as melhores são pagas.

As fontes são pensadas e contribuídas para a maior experiência possível do leitor.

Os conceitos principais usados na construção dessas fontes são:

— abertura
— altura versal
— altura x
— bojo
— bold
— caixa alta
— caixa baixa
— caracteres
— corpo
— família tipográfica
— entrelinha
— haste
— entre palavras
— entre letra
— fonte
— haste ascendente
— haste descendente
— linha de fundo
— linha de base
— itálico
— linha mediana
— minuscula
— linha de versal
— linha de topo
— olho
— orelha
— peso
— serifa
— sem serifa
— terminais
— tipo
— tronco horizontal
— tronco vertical
— versal
— versalete

A junção do alfabeto + os números + os símbolos + a pontuação é chamado de fonte.

A variação dos tamanhos e dos estilos (bold, regular, itálico, etc.) todos reunidos como numa festa de natal formam a família tipográfica.

E existem algumas classificações bem interessantes que eu vou mostrar. Mas não vou me aprofundar, porque tem muita história por trás de cada uma delas.

Algumas dessas classificações são:

— humanistas (stempel shneider)
— old style (times)
— transicionais (bookman)
— modernos (didot)
— serifas retas (alfa slab)
— sem serifa (univers)
— display (bauhaus)
— renascentista (centaur)
— meneirista (galliard)
— barroca (garamond)
— neoclássica (baskerville)
— romântica (romântica)
— realista (helvetica)
— modernista geometrica (futura)
— modernista lirica (palatino)
— pôs moderna (officina)

independente de suas classificações, a família tipográfica costuma ter variação do desenho tipográfico.

Essa variação é criada a partir da matriz, que por padrão é a regular. Baseado nesse estilo é que vem os outros.

Seguindo a ordem da mais fina para a mais grossa, incluindo a versão itálico.

Cada uma dessas variações, são:

— extralight
— thin
— light
— regular
— medium
— bold
— extrabold
— black

Algumas tipografias também incluem a versão condensada e estendida.

Ainda há outras que são mais completas e incluem a versão serifada, mas não são todas.

A origem do termo caixa alta para letras maiúsculas e caixa baixa para minusculas.

Surgiu na composição tipográfica manual quando eram feitas a mão.

Nessa época os tipos eram guardados em gavetas. As letras maiúsculas ficavam na parte alta do armário de gavetas e as minusculas na parte baixa por serem mais usadas.

Dai o termo caixa alta e caixa baixa, a mesma coisa de maiúsculas e minusculas.

Sempre que você achar que sabe muito, questione se. Assim, você estará sempre aprendendo algo novo.

Se quiser que eu traga a história da origem da tipografia, comenta aqui embaixo.

E para finalizar, na nossa área, precisamos nos unir ainda mais. Por isso estou formando essa resistência chamada Quadrante 28 alfa.

Se você quiser fazer parte também não se esquece de se inscrever.

Manda esse post para a pessoa que você acabou de lembrar, que precisa saber também.

Sou J1711 e esse é o Quadrante 28 alfa.

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