Serie fundamentos básicos do Design Tipografia
Tipografia no Design Gráfico
Você sabe de onde surgiu o termo caixa alta para letras maiúsculas e caixa baixa para minusculas? Vai descobrir agora!
Sou J1711, bem-vindo ao Quadrante 28 alfa.
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Esse é o segundo video da série fundamentos básicos do design e falaremos sobre a tipografia e sua construção.
Se você não viu o primeiro post, deixo um aqui.
Depois que ver esse post vai entender porque algumas fontes que você encontra na internet são tão boas e outras tão ruins. Umas são gratuitas e as melhores são pagas.
As fontes são pensadas e contribuídas para a maior experiência possível do leitor.
Os conceitos principais usados na construção dessas fontes são:
— abertura
— altura versal
— altura x
— bojo
— bold
— caixa alta
— caixa baixa
— caracteres
— corpo
— família tipográfica
— entrelinha
— haste
— entre palavras
— entre letra
— fonte
— haste ascendente
— haste descendente
— linha de fundo
— linha de base
— itálico
— linha mediana
— minuscula
— linha de versal
— linha de topo
— olho
— orelha
— peso
— serifa
— sem serifa
— terminais
— tipo
— tronco horizontal
— tronco vertical
— versal
— versalete
A junção do alfabeto + os números + os símbolos + a pontuação é chamado de fonte.
A variação dos tamanhos e dos estilos (bold, regular, itálico, etc.) todos reunidos como numa festa de natal formam a família tipográfica.
E existem algumas classificações bem interessantes que eu vou mostrar. Mas não vou me aprofundar, porque tem muita história por trás de cada uma delas.
Algumas dessas classificações são:
— humanistas (stempel shneider)
— old style (times)
— transicionais (bookman)
— modernos (didot)
— serifas retas (alfa slab)
— sem serifa (univers)
— display (bauhaus)
— renascentista (centaur)
— meneirista (galliard)
— barroca (garamond)
— neoclássica (baskerville)
— romântica (romântica)
— realista (helvetica)
— modernista geometrica (futura)
— modernista lirica (palatino)
— pôs moderna (officina)
independente de suas classificações, a família tipográfica costuma ter variação do desenho tipográfico.
Essa variação é criada a partir da matriz, que por padrão é a regular. Baseado nesse estilo é que vem os outros.
Seguindo a ordem da mais fina para a mais grossa, incluindo a versão itálico.
Cada uma dessas variações, são:
— extralight
— thin
— light
— regular
— medium
— bold
— extrabold
— black
Algumas tipografias também incluem a versão condensada e estendida.
Ainda há outras que são mais completas e incluem a versão serifada, mas não são todas.
A origem do termo caixa alta para letras maiúsculas e caixa baixa para minusculas.
Surgiu na composição tipográfica manual quando eram feitas a mão.
Nessa época os tipos eram guardados em gavetas. As letras maiúsculas ficavam na parte alta do armário de gavetas e as minusculas na parte baixa por serem mais usadas.
Dai o termo caixa alta e caixa baixa, a mesma coisa de maiúsculas e minusculas.
Sempre que você achar que sabe muito, questione se. Assim, você estará sempre aprendendo algo novo.
Se quiser que eu traga a história da origem da tipografia, comenta aqui embaixo.
E para finalizar, na nossa área, precisamos nos unir ainda mais. Por isso estou formando essa resistência chamada Quadrante 28 alfa.
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Sou J1711 e esse é o Quadrante 28 alfa.